S. Pedro de Rates é a maior freguesia do concelho da Póvoa de Varzim, tem uma área de 13,9 km2 e conta com cerca de 3000 habitantes.

A sua centralidade relativamente às freguesias vizinhas, e a oferta de serviços e infraestruturas de que dispõe, nomeadamente nas áreas da saúde (centro de saúde e farmácia), educação (jardim de infância, escolas do 1º, 2º e 3º ciclos e Escola Agrícola), cultura (escola de música, biblioteca, rancho folclórico e centro de artesanato), turismo (Igreja Românica e centro histórico, Ecomuseu de Rates, Núcleo Museológico da Igreja Românica de Rates), social (Fundação Centro Social e Bem Estar de S. Pedro de Rates, Gabinete de Inserção Profissional); dispõe de várias associações, entre elas a Associação de Amizade de S. Pedro, o Clube de Caçadores, o Clube de Tiro, a Comissão de Festas e o Agrupamento de Escuteiros, fazem de S. Pedro de Rates um pólo económico e social de destaque no concelho onde se insere.

A actividade económica desta Vila gravita essencialmente à volta da agricultura, nomeadamente a agropecuária, a indústria têxtil, a serração e transformação de madeiras, a metalomecânica e a construção civil.

O crescente fluxo de turistas e visitantes à Igreja Românica, ao Centro Histórico e ao Ecomuseu de Rates, a existência do Albergue de Peregrinos do Caminho de Santiago, constituem aspectos de elevado interesse local e regional, quer ao nível turístico, quer ao nível social e económico.

Notícias

Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais Sessão Informativa

S. Pedro Rates, 2017.04.03

O Auditório do Núcleo Museológico de Rates recebeu, no dia 30 de Março, uma Sessão Informativa sobre Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais.

Ler mais
Um aluno, uma árvore | Chegada da Primavera em S. Pedro de Rates

 

S. Pedro Rates, 2017.03.21

A chegada da Primavera foi comemorada em S. Pedro de Rates com a plantação de Oliveiras, pelas crianças do 1º ano de cada escola da freguesia, na Praça S. Salvador

Ler mais

Pesquisa

Boletim Informativo


Cannot get Povoa De Varzim location id in module mod_sp_weather. Please also make sure that you have inserted city name.