S. Pedro de Rates é a maior freguesia do concelho da Póvoa de Varzim, tem uma área de 13,9 km2 e conta com cerca de 3000 habitantes.

A sua centralidade relativamente às freguesias vizinhas, e a oferta de serviços e infraestruturas de que dispõe, nomeadamente nas áreas da saúde (centro de saúde e farmácia), educação (jardim de infância, escolas do 1º, 2º e 3º ciclos e Escola Agrícola), cultura (escola de música, biblioteca, rancho folclórico e centro de artesanato), turismo (Igreja Românica e centro histórico, Ecomuseu de Rates, Núcleo Museológico da Igreja Românica de Rates), social (Fundação Centro Social e Bem Estar de S. Pedro de Rates, Gabinete de Inserção Profissional); dispõe de várias associações, entre elas a Associação de Amizade de S. Pedro, o Clube de Caçadores, o Clube de Tiro, a Comissão de Festas e o Agrupamento de Escuteiros, fazem de S. Pedro de Rates um pólo económico e social de destaque no concelho onde se insere.

A actividade económica desta Vila gravita essencialmente à volta da agricultura, nomeadamente a agropecuária, a indústria têxtil, a serração e transformação de madeiras, a metalomecânica e a construção civil.

O crescente fluxo de turistas e visitantes à Igreja Românica, ao Centro Histórico e ao Ecomuseu de Rates, a existência do Albergue de Peregrinos do Caminho de Santiago, constituem aspectos de elevado interesse local e regional, quer ao nível turístico, quer ao nível social e económico.

Notícias

O Foral foi à Escola

S. Pedro de Rates, 2017.03.07

No âmbito das comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de S. Pedro de Rates, a Junta de Freguesia está a desenvolver ...

Ler mais
Centenas de pessoas reunidas em almoço na vila de Rates

S. Pedro de Rates, 2017.01.13

Cerca de 600 pessoas reuniram-se, ontem, no Centro de Artesanato de Rates, para o almoço alusivo à tradicional Matança do Porco, promovido pela ...

Ler mais

Pesquisa

Boletim Informativo


Cloudy

13°C

São Pedro de Rates

Cloudy
Humidity: 63%