Foi celebrado a 26 de Abril o protocolo de Geminação (declaração de comunidades irmãs, entre S. Pedro de Rates e a cidade da Mata de São João, no estado da Baía (Brasil). Esta ligação acontece porque naquela cidade está muito presente a memória de Tomé de Sousa e particularmente do seu filho Garcia d’Ávila, naturais de S. Pedro de Rates. Tomé de Sousa foi, como é sabido, o 1º Governador-Geral do Brasil, onde fundou a cidade de Salvador (1ª capital); e Garcia d’Ávila (com João Ribeiro) fundaria, 80 quilómetros a norte de Salvador, a cidade da Mata de São João, onde edificou, em 1551, a “Torre Singela de São Pedro de Rates”, o 1º baluarte de defesa e sinalização do Brasil, Garcia d’Ávila foi Vereador do Senado da Câmara e uma das mais importantes figuras políticas do seu tempo. Foi dono do maior latifúndio do mundo (cerca de 1/10 do território brasileiro).

Notícias

Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais Sessão Informativa

S. Pedro Rates, 2017.04.03

O Auditório do Núcleo Museológico de Rates recebeu, no dia 30 de Março, uma Sessão Informativa sobre Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais.

Ler mais
Um aluno, uma árvore | Chegada da Primavera em S. Pedro de Rates

 

S. Pedro Rates, 2017.03.21

A chegada da Primavera foi comemorada em S. Pedro de Rates com a plantação de Oliveiras, pelas crianças do 1º ano de cada escola da freguesia, na Praça S. Salvador

Ler mais

Pesquisa

Boletim Informativo


Cannot get Povoa De Varzim location id in module mod_sp_weather. Please also make sure that you have inserted city name.