S. Pedro Rates, 2017.03.07

No âmbito das comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de S. Pedro de Rates, a Junta de Freguesia está a desenvolver uma vasta programação que visa dar a conhecer e assinalar esta efeméride. Pretende-se com este projeto sensibilizar a comunidade para a importância histórica deste Documento, promover a história e o riquíssimo património de Rates, destacando o papel de D. Manuel I na história e desenvolvimento da Vila de Rates.

Neste sentido, nos dias 16 de Fevereiro e 2 de Março, o Arquivo Municipal deslocou-se à Escola EB 2,3 de Rates, para dar a conhecer, a cerca de 500 de alunos, o original do Foral Manuelino de Rates, o que suscitou nos alunos um enorme interesse. Conforme foi explicado pela Dra. Ana Gomes, técnica do Arquivo Municipal, esta foi uma atividade de exceção, já que o foral encontra-se preservado nos depósitos do arquivo, em condições de temperatura e humidade constantes e resguardado da luz direta. O excelente estado de conservação deste documento quinhentista, que já tinha estado exposto no Núcleo Museológico, permitiu, sob as maiores regras de manuseamento e proteção, que esta atividade tenha sido desenvolvida, para que os alunos pudessem visionar este documento de grande importância para a história de Rates e conhecessem todas as obrigações e direitos estabelecidos por D. Manuel.

No final das sessões, foram distribuídas a todos os alunos Fichas de Exploração onde constavam exercícios e jogos de palavras cruzadas, grelhas de palavras, questionários sobre o tema, entre outros. Em simultâneo, foi-lhes lançado o desafio de, no âmbito das aulas de educação visual, elaborarem ilustrações sobre o Foral que, posteriormente, serão expostas no Núcleo Museológico de Rates.

 

 

Notícias

O Foral foi à Escola

S. Pedro de Rates, 2017.03.07

No âmbito das comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de S. Pedro de Rates, a Junta de Freguesia está a desenvolver ...

Ler mais
Centenas de pessoas reunidas em almoço na vila de Rates

S. Pedro de Rates, 2017.01.13

Cerca de 600 pessoas reuniram-se, ontem, no Centro de Artesanato de Rates, para o almoço alusivo à tradicional Matança do Porco, promovido pela ...

Ler mais

Pesquisa

Boletim Informativo


Cloudy

13°C

São Pedro de Rates

Cloudy
Humidity: 63%