S. Pedro Rates, 2017.03.07

No âmbito das comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de S. Pedro de Rates, a Junta de Freguesia está a desenvolver uma vasta programação que visa dar a conhecer e assinalar esta efeméride. Pretende-se com este projeto sensibilizar a comunidade para a importância histórica deste Documento, promover a história e o riquíssimo património de Rates, destacando o papel de D. Manuel I na história e desenvolvimento da Vila de Rates.

Neste sentido, nos dias 16 de Fevereiro e 2 de Março, o Arquivo Municipal deslocou-se à Escola EB 2,3 de Rates, para dar a conhecer, a cerca de 500 de alunos, o original do Foral Manuelino de Rates, o que suscitou nos alunos um enorme interesse. Conforme foi explicado pela Dra. Ana Gomes, técnica do Arquivo Municipal, esta foi uma atividade de exceção, já que o foral encontra-se preservado nos depósitos do arquivo, em condições de temperatura e humidade constantes e resguardado da luz direta. O excelente estado de conservação deste documento quinhentista, que já tinha estado exposto no Núcleo Museológico, permitiu, sob as maiores regras de manuseamento e proteção, que esta atividade tenha sido desenvolvida, para que os alunos pudessem visionar este documento de grande importância para a história de Rates e conhecessem todas as obrigações e direitos estabelecidos por D. Manuel.

No final das sessões, foram distribuídas a todos os alunos Fichas de Exploração onde constavam exercícios e jogos de palavras cruzadas, grelhas de palavras, questionários sobre o tema, entre outros. Em simultâneo, foi-lhes lançado o desafio de, no âmbito das aulas de educação visual, elaborarem ilustrações sobre o Foral que, posteriormente, serão expostas no Núcleo Museológico de Rates.

 

 

Notícias

Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais Sessão Informativa

S. Pedro Rates, 2017.04.03

O Auditório do Núcleo Museológico de Rates recebeu, no dia 30 de Março, uma Sessão Informativa sobre Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais.

Ler mais
Um aluno, uma árvore | Chegada da Primavera em S. Pedro de Rates

 

S. Pedro Rates, 2017.03.21

A chegada da Primavera foi comemorada em S. Pedro de Rates com a plantação de Oliveiras, pelas crianças do 1º ano de cada escola da freguesia, na Praça S. Salvador

Ler mais

Pesquisa

Boletim Informativo


Cannot get Povoa De Varzim location id in module mod_sp_weather. Please also make sure that you have inserted city name.