S. Pedro de Rates voltou a ser palco de reflexão sobre as temáticas do Caminho de Santiago. A terceira edição do Colóquio Internacional dos Caminhos de Santiago, decorrida nos dias 18 e 19 de Novembro, cujo tema “Os caminhos do Caminho” trouxe várias dezenas de participantes que fizeram questão de se juntar a esta iniciativa cultural da Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates, do Centro de Estudos Jacobeos e da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Integraram a sessão de abertura do Colóquio o Diretor da Sociedad de Xestion do Camiño, D. Rafael Sanchez Bargiela, o representante do Porto e Norte de Portugal, Dr. Marco Sousa, o Delegado Regional da Cultura do Norte, Dr. Manuel Ponte, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Dr. Luís Diamantino, a Senhora Vereadora do Turismo da Câmara Municipal, Dr.ª Lucinda Delgado, o Reverendo Pároco Manuel de Sá Ribeiro, Arcipreste de Vila do Conde/Póvoa de Varzim e Paulo João Silva, Presidente da Junta de Freguesia de Rates, que inaugurou a Sessão referindo o Colóquio Internacional dos Caminhos de Santiago como uma das várias iniciativas, de âmbito cultural, integradas na estratégia de promoção e desenvolvimento da Vila de Rates e que reflecte o caminho traçado pelo executivo da Junta de Freguesia que visa a consolidação do posicionamento de S. Pedro de Rates no panorama turístico e cultural do município e da região.

O Senhor Vice Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Dr. Luís Diamantino, destacou a importância desta iniciativa na promoção e desenvolvimento dos caminhos de peregrinação, sublinhando que o verdadeiro espírito da peregrinação se deve sobrepor aos interesses económicos decorrentes deste fenómeno.

A elevada qualidade dos conferêncistas e os conhecimentos e abordagens trazidas à discussão, traduziram-se em dois dias de verdadeira elevação cultural, onde foram tratados assuntos como “A pré-História da descoberta do túmulo de Santiago”, pelo Doutor Arlindo Cunha, da Universidade Católica Portuguesa – Polo Porto; “Turismo Cultural como fator de desenvolvimento regional”, pelo Professor Doutor Eduardo Gonçalves, do Instituto Universitário da Maia; “Caminhos de Santiago por Terras de Basto: os Caminhos do Médio Tâmega “, pelo Dr. Emanuel Guimarães, do Ecomuseu de Ribeira de Pene; “A Geodiversidade do Caminho Português de Santiago”, pelo Dr. Sérgio Amaro Basto, Mestre em Património Geológico e Geoconservação; “Património e Tradições nos Caminhos de Santiago”, pelo Dr. Fernando Capela Miguel, Professor de Património e Turismo; “O Património Gastronómico no Caminho Português”, pelo Professor Doutor Xosé Leira Lopez e Dr. Pedro Abeal Sousa, ambos da Universidade da Corunha; “Portugal e as lendas Jacobeas Medievais”, pelo Professor Doutor Ramon Izquierdo Perrin, da Universidade da Corunha, entre muitos outros.

Certo é que, o Colóquio Internacional dos Caminhos de Santiago, traz em cada edição, temas de interesse transversal, quer para peregrinos, hospitaleiros, entidades ligadas ao turismo e à cultura, indivíduos que se dedicam ao estudo, quer da identidade de cada localidade, quer das dinâmicas culturais, espirituais e sociais e económicas decorrentes da peregrinação a e de Santiago de Compostela.

A avaliação desta edição do Colóquio Internacional dos Caminhos de Santiago é seguramente muito positiva e o tema da quarta edição está já definido, por sugestão do Senhor Presidente da Junta de Freguesia, Dr. Paulo João Silva, e que será “S. Pedro de Rates, o primeiro discípulo de Santiago”.

 

 

Notícias

Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais Sessão Informativa

S. Pedro Rates, 2017.04.03

O Auditório do Núcleo Museológico de Rates recebeu, no dia 30 de Março, uma Sessão Informativa sobre Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais.

Ler mais
Um aluno, uma árvore | Chegada da Primavera em S. Pedro de Rates

 

S. Pedro Rates, 2017.03.21

A chegada da Primavera foi comemorada em S. Pedro de Rates com a plantação de Oliveiras, pelas crianças do 1º ano de cada escola da freguesia, na Praça S. Salvador

Ler mais

Pesquisa

Boletim Informativo


Cannot get Povoa De Varzim location id in module mod_sp_weather. Please also make sure that you have inserted city name.