S. Pedro Rates, 2016.12.12

Arrancaram, na passada sexta-feira, 9 de dezembro, as Comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino, resultante da política reformadora dos velhos forais e cartas de couto, empreendida por D. Manuel I, onde renovou e ampliou os direitos e deveres da população de Rates concedendo-lhe, assim, autonomia administrativa e jurídica.

A inauguração da Exposição “500 Anos da Outorga do Foral Manuelino à Vila de S. Pedro de Rates”, no Núcleo Museológico de Rates, onde está patente o Foral de D. Manuel, e uma representação da entrega do mesmo à população ratense marcou a sessão de abertura destas comemorações, cujo programa - que compreende o período entre 9 de dezembro de 2016 e 9 de dezembro de 2017 -, contempla várias iniciativas e envolverá toda a comunidade local, num programa de animação, cultura e valorização dos costumes e tradições da Vila de Rates.

A Conferência “Elos de articulação entre a comunidade concelhia e a administração régia: leituras a partir do Foral Novo”, no Salão Nobre da Junta de Freguesia, traduziu-se no momento alto da sessão, onde Paula Pinto Costa, conferencista convidada, esclareceu e interpretou o Foral de D. Manuel e a sua importância na construção da história e identidade de S. Pedro de Rates - uma pequena Vila recheada de grandes momentos.

Ao comemorar a outorga do Foral de Rates, a Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates está não só a assinalar a importância do percurso histórico de Rates, mas também, e segundo as palavras do Presidente da Junta, Paulo João, a dar a conhecer a sua história e perpetuar no tempo a memória da identidade ratense. Recordar como foi feito o caminho impõe-se como uma tarefa social e cultural cada vez mais importante na solidificação da identidade local, tão imprescindível na construção do futuro.

A Vereadora Andrea Silva esteve presente nas iniciativas, em representação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Notícias

Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais Sessão Informativa

S. Pedro Rates, 2017.04.03

O Auditório do Núcleo Museológico de Rates recebeu, no dia 30 de Março, uma Sessão Informativa sobre Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais.

Ler mais
Um aluno, uma árvore | Chegada da Primavera em S. Pedro de Rates

 

S. Pedro Rates, 2017.03.21

A chegada da Primavera foi comemorada em S. Pedro de Rates com a plantação de Oliveiras, pelas crianças do 1º ano de cada escola da freguesia, na Praça S. Salvador

Ler mais

Pesquisa

Boletim Informativo


Cannot get Povoa De Varzim location id in module mod_sp_weather. Please also make sure that you have inserted city name.