Dia do Anjo no RatesPark

O Rates Park recebeu, na segunda-feira de Páscoa, muitas centenas de pessoas que, aproveitando o bom tempo, trocaram os espaços urbanos pelo “tempo lento” e o ar fresco do campo.

Grelhadores, toalhas estendidas e geleiras, o pic-nic e os jogos tradicionais, as actividades radicais do Parque Aventura e as gargalhadas de satisfação dos mais novos, foi a combinação perfeita para um dia bem passado, num ambiente saudável, onde a partilha e o convívio salutar deram o mote ao dia.

E foi, neste espaço de lazer, onde a natureza e as actividades radicais encontram um equilíbrio perfeito, que a as celebrações da Pascoa deste ano terminaram: em família, num magnífico espaço natural, numa Vila que respira história e tradição.

FotoGaleria

           

 

____________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

            

"Pedaços de mim"


Exposição de Conceição Sapateiro
Núcleo Museológico de Rates

13 a 30 Abril

Conceição Sapateiro

As peças de artesanato elaboradas por Conceição Sapateiro destacam-se pela ampla difusão de cores, com a clara opção pelos tons garridos, pelas formas volumosas e extravagantes e pelo vidrado que lhes confere um esplendor singular.


É hoje uma artista de renome nacional e internacional, que tem arrecadado diversos prémios na área. É uma figura incontornável do artesanato de Barcelos, do qual é uma das suas embaixadoras.


A exposição intitulada “Pedaços de Mim” não poderia ter um título mais apropriado, pois esta produção é verdadeiramente uma extensão criativa da “alma” desta artista a todos os pedaços de barro que modela com o seu engenho e criatividade.


Esta exposição é mais um momento de criação, de homenagem, de rememoração, mas também de comemoração da riqueza do figurado de Barcelos, que dia após dia, se assume como produto cultural de excelência.


A “Sapateira” tem contribuído para esta realidade com o seu talento e criatividade, pedaço a pedaço, peça a peça, criando paralelamente a sua história no mundo maravilhoso do figurado de Barcelos.

 ____________________________________________________________________________________________________________________________

          

Senhor dos Passos

S. Pedro de Rates,2017.04.12

 

Celebrou-se, durante o último fim de semana, em S. Pedro de Rates, as celebrações religiosas do Senhor dos Passos.
Nesta quadra pascal, em que passamos da dor da Paixão e da Morte à alegria da Ressurreição, o Sermão do Encontro, pelo Padre Luís Marinho e a Solene Procissão do Senhor dos Passos, com dezenas de figurantes (crianças e jovens) a representar os quadros bíblicos da Paixão e Morte de Jesus, marcaram os momentos altos das celebrações, onde estiveram presentes D. Francisco Senra Coelho, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga e o Senhor Presidente da Câmara, Eng.º Aires Pereira.


Organizada pela Irmandade do Senhor dos Passos de S. Pedro de Rates, esta é a festa religiosa que consolida a tradição, cumprindo as celebrações religiosas da Páscoa, que todos os anos atrai centenas de visitantes à Vila.

 

____________________________________________________________________________________________________________________________

                   

 

XII Ciclo de Música Sacra
da Igreja Românica de S. Pedro de Rates

 


O Ciclo de Música Sacra, manifestação anual de um projecto cultural que nasceu em Rates e acontece todos os anos, em Maio, em Rates, é, entre outros aspectos, o resultado meritório da dinâmica musical e cultural que a Escola de Música Padre Arnaldo Moreira desenvolve, quer nas dezenas de crianças e jovens, através da formação técnica e humana das aulas ministradas, quer na formação contínua dos adultos que integram os Grupos Corais paroquiais do aprestado Póvoa de Varzim/Vila do Conde.


E é, através da arte dos sons e da voz que, ao longo do mês de Maio, a nossa Igreja Românica será o palco da maior expressão musical local. Deixemo-nos, portanto, tocar pela Espiritualidade dos sons, sempre presentes no Ciclo de Música Sacra, e participemos todos nesta iniciativa cultural de S. Pedro de Rates.

          

  

  

  

 

____________________________________________________________________________________________________________________________

                                                                                                                                                                                                                                                             

 

Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais Sessão Informativa

 

 

 

O Auditório do Núcleo Museológico de Rates recebeu, no dia 30 de Março, uma Sessão Informativa sobre Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais.


A iniciativa, da responsabilidade do Concelho Local de Juventude, em parceria com a Junta de Freguesia de Rates, foi dirigida a empresários, lojistas, comerciais ou qualquer pessoa que utilize ou pretenda utilizar a presença online para melhorar as vendas e resultados profissionais e abordou a forma mais correta de utilização das ferramentas digitais, imprescindíveis para a fidelização e angariação de clientes, nos dias que correm.


Numa altura em que a internet veio mudar o modo como comunicamos, os websites, as plataformas de venda online e as redes sociais, como facebook, linkedin, twitter, instagram, entre muitas outras, são determinantes no sucesso de marcas, empresas e instituições.


Esta Sessão Informativa visou fornecer aos participantes uma compreensão básica do marketing digital, de modo a que estes entendam melhor o que são estratégias digitais e possam assim avaliar e escolher as plataformas online que mais se adequam às suas necessidades.

S. Pedro Rates, 2017.04.03

 

____________________________________________________________________________________________________________________________

 

                                                                                                              

 

 

Um aluno, uma árvore | Chegada da Primavera em S. Pedro de Rates

 

A chegada da Primavera foi comemorada em S. Pedro de Rates com a plantação de Oliveiras, pelas crianças do 1º ano de cada escola da freguesia, na Praça S. Salvador da Baía, integrada no Centro Histórico da Vila.

 

 

Com a colaboração do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, as crianças, acompanhadas dos professores, plantaram e apadrinharam a sua árvore, com uma placa identificativa com o nome da Escola, o ano e o nome de cada um.

 

 

Esta iniciativa, realizada no âmbito do projeto iniciado no ano 2014, “Um aluno, uma árvore” da Junta de Freguesia de Rates, tem como principal objetivo a sensibilização das crianças no que concerne à responsabilidade ambiental de cada um na preservação da natureza e reforçar a importância de manter boas práticas na natureza e os benefícios que todos temos ao cuidarmos do ambiente que nos rodeia.

            

S. Pedro Rates, 2017.03.21

____________________________________________________________________________________________________________________________

 

Travessa do Cerco

  

OBRAS EM CURSO

Após os respetivos trabalhos de alargamento de via e construção de muros de suporte, foram concluídas as pavimentações em betominoso na Travessa do Cerco, Rua Carreiro das Hortas e Rua Cova da Andorinha.

 

 

Rua Carreiro das Hortas 

S. Pedro Rates, 2017.03.17

 

Rua Cova da Andorinha

 

   

Entretanto, continuam as obras, há muitos anos desejadas, de instalação de rede de água potável na Rua Fonte das Pombas, estando previsto o inicio de trabalhos da mesma natureza na Travessa da Borgonha 

Rua Fonte das Pombas

     

A Rua da Via Sacra, sofreu um importante alargamento estando a decorrer os trabalhos de pavimentação do respetivo espaço

Rua da Via Sacra

 

 

Notícias

O Foral foi à Escola

S. Pedro de Rates, 2017.03.07

No âmbito das comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de S. Pedro de Rates, a Junta de Freguesia está a desenvolver ...

Ler mais
Centenas de pessoas reunidas em almoço na vila de Rates

S. Pedro de Rates, 2017.01.13

Cerca de 600 pessoas reuniram-se, ontem, no Centro de Artesanato de Rates, para o almoço alusivo à tradicional Matança do Porco, promovido pela ...

Ler mais

Pesquisa

Boletim Informativo


Cloudy

13°C

São Pedro de Rates

Cloudy
Humidity: 63%