Capela do Senhor da Praça

     

Capela barroca edificada em 1745, de planta longitudinal, com nave única e capela-mor rectangular. A sua porta principal está orientada para sudoeste, não seguindo a orientação canónica, devido ao facto da capela ter sido construída no local onde estava um nicho com a pintura da imagem de Cristo, da invocação de N. Senhor da Praça. Este local reveste-se de singular importância cívica e religiosa, pois situa-se no centro da praça principal da vila, balizado pela "Casa da Câmara" e de face para a rua que conduz à Igreja Matriz.

A decoração interior e em estilo barroco. O retábulo da abside é rococó e as paredes laterais são revestidas de azulejos azuis e brancos, típicos do século XVIII. Dois retábulos na nave, bem como o coro-alto e a respectiva escada em caracol foram trazidos da Igreja de S. Pedro de Rates, aquando do restauro de 1930 / 1940.

 

Capela de S. António

      Em 1617 já existia uma capela dedicada a Santo António que se encontrava em ruínas. Tudo indica que terá sido ampliada e renovada em 1692 (data que se encontra sobre a porta da sacristia). É uma capela que apresenta alguns aspectos maneiristas, a par de elementos decorativos e acrescentos do período barroco. Tem planta longitudinal, com nave única, capela-mor rectangular e sacristia do lado do Evangelho. Na fachada, na zona superior e central da empena, encontra-se uma pequena sineira. Tem coro-alto (aproveitando fragmentos do coro-alto e escada de caracol trazidos da Igreja de S. Pedro de Rates). A decoração interior do período barroco, aproveita elementos de talha dourada de estilo maneirista, nacional e rococó, bem como painéis de azulejos encaixilhados (século XVII e XVIII), também provenientes da Igreja Matriz da freguesia.  

 
Capela de S. Marcos

     

A capela de S. Marcos já existia em 1758 e encontrava-se à entrada da Vila. No 1.º quartel do século XX foi transferida para o “Campo da Feira”.
È um pequeno templo maneirista, com nave única, de planta rectangular, incluindo a capela-mor.

A decoração interior é de estilo barroco, dispondo de um único retábulo, na abside, de estilo nacional, com o frontal pintado, representando os quatro Evangelistas. O retábulo foi restaurado, dourado e repintado por uma oficina de Braga, em finais do século XX (c. 1989 – 1990). Nessa altura foi, também, acrescentado o remate superior (ático) do retábulo, bem como a pintura.

 

Capela do Senhor dos Passos

     

Edifício referido nas “Memórias paroquiais” de 1758, mas deve ser de edificação muito anterior, dado que os estatutos são de 1735 e, estando ligada com a obra petitória da remissão dos cativos (Ordem da S. Trindade), então a sua existência deverá recuar, pelo menos, ao século XVI.

É uma pequena capela barroca, de planta longitudinal, com nave única, que inclui, no mesmo rectângulo, a abside. Na fachada, na zona superior, no ângulo superior da empena, encontra-se uma pequena sineira. Os azulejos da fachada são do séc. XX.

Apresenta decoração interior de estilo barroco, que, em 1994, se encontrava pintada de castanho escuro. Possui um conjunto de imaginária barroca, neoclássica e naturalista (o Senhor dos Passos) heterogéneo, mas de excelente qualidade.

 

 

Notícias

O Foral foi à Escola

S. Pedro de Rates, 2017.03.07

No âmbito das comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de S. Pedro de Rates, a Junta de Freguesia está a desenvolver ...

Ler mais
Centenas de pessoas reunidas em almoço na vila de Rates

S. Pedro de Rates, 2017.01.13

Cerca de 600 pessoas reuniram-se, ontem, no Centro de Artesanato de Rates, para o almoço alusivo à tradicional Matança do Porco, promovido pela ...

Ler mais

Pesquisa

Boletim Informativo


Cloudy

17°C

São Pedro de Rates

Cloudy
Humidity: 80%