Igreja Românica de S. Pedro de Rates

O conde D. Henrique e Dona Teresa em 1100 doaram o “arruinado” Mosteiro de Rates  e sua igreja pré-românica (e vastas rendas) ao Priorado de La Charité sur Loire, França, para que aqui fosse implantada a Regra Beneditina, favorecendo, assim, a edificação de um grande edifício de fabrica erudita. Terminado só no séc. XIII, destacam-se as remodelações de 1613 e 1824, bem como o profundo restauro dos Monumentos Nacionais entre 1930 – 1940.

     

É uma ampla igreja românica, com planta composta, de cruz latina, mas com pseudo-transepto, de três naves, com quatro tramos. A capela-mor (reconstruída no século XX) e os absidíolos são redondos.

A frontaria encontra-se reforçada com contrafortes, tendo, no corpo central, o portal de cinco arquivoltas, assentes em colunelos com capitéis decorados. No tímpano destaca-se a figura do Cristo Pantocrator, rodeado por uma mandorla, ladeado por duas figuras de santos. Nas aduelas das arquivoltas estão representados os apóstolos e anjos, enquanto nos capitéis animais míticos, sereias, figuras humanas, máscaras e outros motivos. Sobre o portal, existe uma rosácea também reconstruída no século XX.

O portal lateral do lado Sul, tem arquivolta dupla, colunelos com capitéis historiados e, no tímpano, um baixo-relevo que representa o Agnus Dei, o qual também se encontra no interior do tímpano da fachada.

A abside, em hemiciclo, apresenta cinco arcadas assentes em colunas adossadas. Os absidíolos são reforçados por contrafortes. Sob a cornija corre um renque de modilhões com curiosas esculturas medievais.

No interior, a nave central está separada das laterais por arcos desiguais, redondos ou quebrados, apoiados sobre robustos pilares de diferente tipologia, um dos muitos indícios que revelam uma construção demorada, que sofreu várias alterações no programa.

A cobertura das naves é de madeira. O pseudo-transepto e o tramo recto da abside estão cobertos com uma abóbada de berço quebrado enquanto a zona fundeira tem abóbada em quarto de esfera

 

 

Notícias

O Foral foi à Escola

S. Pedro de Rates, 2017.03.07

No âmbito das comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de S. Pedro de Rates, a Junta de Freguesia está a desenvolver ...

Ler mais
Centenas de pessoas reunidas em almoço na vila de Rates

S. Pedro de Rates, 2017.01.13

Cerca de 600 pessoas reuniram-se, ontem, no Centro de Artesanato de Rates, para o almoço alusivo à tradicional Matança do Porco, promovido pela ...

Ler mais

Pesquisa

Boletim Informativo


Cloudy

13°C

São Pedro de Rates

Cloudy
Humidity: 63%